Aumentar as vendas do canal farma certamente está entre as metas para este ano!
Esse é o momento de colocar em pratica seu planejamento na busca dos objetivos para que os resultados possam ser alcançados.
Para iniciar o ano bem, é necessário contar com estratégias que aumentem a visibilidade e capilaridade dos seus produtos nas farmácias, fazendo com que você e sua empresa se destaquem cada vez mais em relação aos seus concorrentes.
Lidar com o mercado healthcare é atuar diretamente num ecossistema que interfere na saúde do consumidor, ampliando portanto sua responsabilidade nas decisões tomadas.
Sem dúvida você sabe que o varejo farmacêutico ultrapassa a marca de R$120 bilhões anualmente, e
apesar do momento sem precedentes, o setor continua crescendo e algumas tendências têm se tornado cada vez mais relevantes.
Entre elas, temos o gerenciamento dos E-commerce, prescrição eletrônica na farmácia, tecnologia e autonomia dos pacientes, serviços farmacêuticos diferenciados e a nova farmácia pós pandemia do coronavírus.
Recentemente falamos sobre isso em nosso Ebook sobre a importância da Jornada do Paciente, mas não custa reforçar, certo?
Imagina uma medicina criada sob medida? Onde o paciente consegue comprar somente a quantidade de medicamentos necessários para uso e não o “pacote completo”.
Essa tendência é um exemplo que afeta diretamente o modo de produção e redução de desperdício no mercado healthcare e que em conjunto com outras tendências vem trazendo diferentes dados que impactam no modelo de negócio do mercado da saúde.
Nesse cenário, sabemos que este segmento de Trade Marketing nos oferece diversas possibilidades para aumentar sua participação e o sell out, sendo extremamente importante confiar a execução dessas ações para um parceiro que seja especialista nesse tipo de serviços, evitando assim aventuras com empresas que, apesar de atuarem no mercado healthcare, são especialistas em auditorias de mercado ou tecnologia e não detêm o conhecimento de implantar uma operação de execução em sell out ou sell in com alto desempenho.
Agora que sedimentamos o contexto, confira 5 estratégias para aumentar as vendas no canal farmácias.
1. Escolha um parceiro especialista em serviços de Trade em Healthcare.
Citamos acima a importância de um bom planejamento e uma boa escolha para colocar em pratica sua estratégia. Avalie quantos e quais projetos já colocou em execução. Solicite “cases” de sucesso, veja se o parceiro possui processos de implantação detalhados. Dessa forma, será mais prático impulsionar suas estratégias e trazer os resultados esperados.
2. Estabeleça um processo de execução automatizado.
Nessa hora o seu parceiro de execução é fundamental para traduzir sua estratégia em ações, e mais do que isso, organiza-la passo-a-passo na plataforma de CRM de campo, garantindo assim uma execução adequada e focada em resultados.
3 – Acompanhamento das execuções de campo e no campo
Pode parecer óbvio e redundante mas um parceiro na execução que conheça em detalhes o que faz a diferença na prática para a busca e superação de resultados é essencial.
Seu parceiro atual tem um núcleo especializado que de maneira sistemática consiga propor ajustes e sugerir ações em função da dinâmica do mercado?
4. Priorize e estabeleça um bom relacionamento com seus clientes
Você pode separar seus clientes de acordo com suas preferências e criar um fluxo de mensagens com assuntos que fazem parte da segmentação. O objetivo não é vender diretamente e sim demonstrar preocupação e interesse em ajudá-los.
A partir disso, pode ser mais prático oferecer promoções, descontos mensais e ofertas exclusivas. Essa estratégia ajudará a estabelecer e nutrir um relacionamento entre seus clientes e sua empresa.
5. Esteja atualizado e acompanhe as tendências
Isso vai ajudar a proporcionar insights e informações a todo momento! Além de gerar valor, oferecer produtos e serviços que estejam em alta, sua empresa estará sempre um passo à frente se acompanhar novos métodos, novos processos e nova ferramentas.
Dessa forma também é possível estimular a criatividade e ter novas ideias para impactar de forma direta as vendas durante o ano inteiro.
Chegamos ao final deste artigo e esperamos que as ações apresentadas acima possam contribuir diretamente no aumento de vendas.
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Sobre a Pharmexx
A pharmexx é uma CSO, especialista em disponibilizar serviços para o segmento da Saúde e Bem Estar com 29 anos de atuação no mercado Brasileiro.
Integra plataformas, ferramentais digitais e muita experiência prática para gerenciar equipes altamente qualificadas e de alto desempenho de propagandistas, key accounts, vendedores, promotores, dermoconsultoras, equipes especialistas MSL, enfermeiras e nutricionistas para a indústria da Saúde e do Bem-estar.
A Pharmexx Brasil é referência no mercado de prestação de serviços e reconhecida pela alta qualidade e efetividade, alcançadas nos projetos nos quais gerencia.
Idealizamos, apoiamos, monitoramos e entregamos operações que viabilizam a execução das estratégias planejadas de maneira ágil, nos padrões das exigências de “compliance”, farmacovigilância e regulatório de nossos clientes.
Durante seus 29 anos de existência, a pharmexx já operacionalizou mais de 200 projetos e gerenciou, aproximadamente, 10.000 pessoas para a formação de equipes de alto desempenho no mercado Brasileiro de Saúde e Bem Estar.
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