Como o canal associativismo está impulsionando as vendas e sustentando a competitividade no mercado farmacêutico?

Com a crescente competitividade que se apresenta no mercado farmacêutico Brasileiro, vemos uma explosão de iniciativas e soluções digitais sendo lançadas, afinal de contas, somos o sexto maior  mercado farmacêutico do mundo.

Em meio a essa agitação, apresentam-se algumas oportunidades, como é o caso do canal associativismo:  uma alternativa que traz diversas vantagens para aumentar as vendas e ampliar sua participação no mercado. Vamos junto então dissecar um pouquinho e entender o que é o Associativismo, sua importância para o segmento farmacêutico e potencial para melhorar os seus resultados.

Como classificar o Associativismo?

Em resumo, o Associativismo é a cotização de vários empresários, proprietários de farmácias, sob uma “bandeira”, ou seja, uma marca, a qual será divulgada ao mercado. Há, portanto, uma ajuda mútua e sinérgica, além do compartilhamento de informações, desenvolvimento de estratégias e ações orquestradas e planejadas de forma a beneficiar todos os associados.

Contudo, não se deve confundir o associativismo com parcerias de empresas, mesmo que pareçam similares.

Segundo Hill e Jones (1998), as alianças formadas são alternativas para a diversificação. Assim, quando duas ou mais empresas se aliam, elas se complementam estrategicamente (INKPEN, 2001). Desta forma, as organizações potencializam suas forças para conseguirem alcançar suas metas (AAKER, 2001). - Fonte: SciELO Brasil Além de se complementarem, o associativismo tem diversas vantagens. Confira abaixo algumas delas:

  • Maior força de compra;
  • Ações de marketing compartilhadas;
  • Aumento da administração profissionalizada;
  • Aumento da troca de experiências;
  • Redução de custos;
  • Aumento da autoridade da marca;
  • Maior competitividade

Viu só? Estas são apenas algumas das vantagens.

Importância do associativismo para o segmento farmacêutico

Como mencionamos anteriormente, a crescente concorrência tornou o canal Associativismo relevante e fez com que muitos empresários da indústria farmacêutica repensassem suas estratégias.

Para se ter uma noção do quanto os grupos associativistas vem se destacando, atualmente os 40 principais grupos, somam aproximadamente, 13.000 CNPJs e correspondem por mais de 80% de todo o faturamento dos Associativismos no Brasil.

Destacam-se nestes canais players como Farmarcas (mais de 800 lojas) e Multidrogas (mais de 400 lojas) no estado de São Paulo, Redes Associadas (mais de 900 lojas), Agafarma (mais de 400 lojas) no Sul e Rede Soma (mais de 500 lojas) em RJ, MG e ES.  Quer saber porque o canal associativismo cresceu tanto e como aproveitar esse momento para aumentar suas vendas? [CLIQUE AQUI]

A frase “a união faz a força” nunca fez tanto sentido como faz no Associativismo. Por se tratar de um modelo que incentiva a cooperação e integração dos indivíduos, o associativismo proporciona o crescimento das empresas participantes, tornando-as mais competitivas, e agregando qualidade aos serviços oferecidos no mercado, ou seja, as empresas ganham força nas vendas e o consumidor pode contar com mais produtos e serviços a sua disposição.

Assim, no canal Associativismo todos os envolvidos ganham.

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