O trade marketing além de ser uma excelente estratégia para promover o contato entre clientes e produtos, tem como principal pilar auxiliar no aumento do Sell Out , coletar dados e informações relevantes nos pontos de vendas sobre os produtos e concorrentes, tanto no ambiente físico, como também, no digital.
Confira as vantagens de contratar uma empresa para desenvolver ações de trade marketing:
- Estratégias executadas por um time de especialistas;
- Execução dos serviços com excelência e prestação de contas;
- Soluções tecnológicas a valores mais acessíveis;
- Fortalecimento da marca junto ao consumidor;
- Conhecimento de diversos canais de vendas.
Seu principal produto está acessível e visível aos shoppers e/ou consumidores?
Além de somente dispor dos produtos que você vende nas gôndolas ou e-commerces, essa exposição é necessária e precisa ser feita de forma estratégica para garantir e conquistar a melhor experiência conforme a jornada de compra do seu cliente.
É fundamental que exista um pensamento estratégico e plano de ação para promovê-lo adequadamente no PDV e e-commerce.
As melhores estratégias para se trabalhar no PDV
Atenção nas pessoas
Uma das estratégias para se trabalhar é ter atenção aos clientes da marca quanto aos visitantes no PDV, afinal, eles são quem definem os insights para o seu plano de ação.
Observe, escute e pesquise não só quem é um comprador ativo, mas também aqueles que não adquiriram seu produto. Esteja atento ao por que isso acontece e tenha a melhor estratégia para realizar essa venda.
Realize a gestão de categorias (GC)
Neste cenário é preciso considerar diferentes questões.
Canal de aquisição, PDV, estratégia do varejista e os principais objetivos da marca devem ser considerados.
A GC é uma metodologia baseada na padronização de processos que se concentram no relacionamento entre fornecedores e varejo com o objetivo central de satisfazer o consumidor e melhorar a eficiência do negócio.
Uma das premissas que fundamentam a importância de se desenvolver categorias, diz respeito ao papel central da organização dos produtos como ponto de influência na informação e educação dos clientes e consumidores.
Use o planograma a seu favor
Essa ferramenta pode ser o fator de sucesso para melhorar o posicionamento dos seus produtos na gôndola.
É o layout da exposição, o modelo definido para expor os produtos de uma categoria ou subcategoria em seu respectivo ponto de venda.
O planograma é definido em comum acordo entre os gestores de categoria do fabricante e do varejista. Baseia-se na Árvore de Decisão de compras do cliente da loja, com os objetivos de facilitar a escolha pelo cliente e rentabilizar a categoria.
Para construir um planograma de sucesso é necessário considerar fatores como as especificações de tamanho de gôndola e dos produtos, as definições tomadas no gerenciamento de categorias, o cálculo do espaço adequado, a acessibilidade de clientes aos produtos e análise do comportamento de pessoas em frente à gôndola.
Dessa maneira, sua marca irá gerar mais valor tanto para o varejo, e commerce e shoppers.
Priorize estratégias para conquistar pontos extras
Entre as principais vantagens de conquistar pontos extras para melhorar os seus produtos nas gôndolas e no e-commerce é oferecer mais visibilidade, incentivar as compras por impulso, permitir diferentes ações de merchandising, facilitar a comunicação de ofertas e promoções para o consumidor, facilitar a jornada de compra do shopper e aumentar o giro de produtos da marca.
Dessa forma, os pontos extras podem colaborar diretamente para o aumento de vendas dos produtos devido a sua alta exposição.
DICA EXTRA NO PDV:
Como posicionar melhor os seus produtos nas gôndolas?
A faixa de gôndolas é uma das estratégias de trade marketing utilizada para chamar a atenção do cliente final no ponto de venda.
Para entendermos sua importância, é preciso ter mapeado que a faixa de gôndolas é uma das técnicas de trade marketing que tem como objetivo aumentar a visibilidade do produto.
Imagine o seguinte cenário no qual o cliente precisa ser conquistado.
Para se destacar dos seus concorrentes, aproveitar toda oportunidade de contato com a sua marca para que seu produto seja visto facilmente e se destaque é fundamental para aumentar as vendas.
Neste caso, a faixa de gôndolas pode impactar diretamente na busca por esse objetivo, principalmente na jornada de compras do Shopper.
Mas o que é a faixa de gôndola?
Na prática, a faixa de gôndola é uma peça gráfica em formato de “L” em gôndolas e prateleiras, normalmente no mesmo local em que os preços estão fixos.
A principal função dessa ferramenta é captar a atenção do cliente e conquistá-lo.
A faixa de gôndola é inserida no espaço de maior visibilidade, gerando uma comunicação visual horizontal e customizada para os produtos. Esse campo de visão se torna mais agradável ao cliente e as marcas conseguem se destacar.
Existem dois tipos de faixa de gôndola: a informativa e a promocional.
A gôndola promocional pretende aumentar a visibilidade sobre uma promoção organizada pela marca.
Já a gôndola informativa tem o objetivo de lembrar o consumidor de um produto com pouca saída de mercado ou de um lançamento da marca.
É importante ressaltarmos que quando a faixa de gôndola é bem explorada em uma estratégia de trade marketing, diferentes benefícios podem ser obtidos, como:
- Visibilidade de alto nível;
- Aumento das compras por impulso;
- Destaques em produtos sazonais;
- Incentivo aos consumidores a conhecer novos produtos;
- Destaque para diferentes ações no PDV.
Algumas dicas podem ser aplicadas visando aumentar a promoção dos produtos no PDV:
- Defina um tema;
- Escolha uma variedade limitada de produtos;
- Escolha um layout para gôndola;
- Garanta o abastecimento dos produtos;
- Não complique demais as faixas de gôndola;
- Abuse da criatividade.
Quando bem utilizada conforme o plano estratégico e de ação, alinhado aos principais objetivos da marca, a faixa de gôndola é um poderoso artifício para maximizar as vendas no PDV.
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Até a próxima!