Como posicionar seus produtos no PDV e obter os melhores resultados

O trade marketing além de ser uma excelente estratégia para promover o contato entre clientes e produtos, tem como principal pilar auxiliar no aumento do Sell Out , coletar dados e informações relevantes nos pontos de vendas sobre os produtos e concorrentes, tanto no ambiente físico, como também, no digital.

Confira as vantagens de contratar uma empresa para desenvolver ações de trade marketing:

  • Estratégias executadas por um time de especialistas;
  • Execução dos serviços com excelência e prestação de contas;
  • Soluções tecnológicas a valores mais acessíveis;
  • Fortalecimento da marca junto ao consumidor;
  • Conhecimento de diversos canais de vendas.

Seu principal produto está acessível e visível aos shoppers e/ou consumidores? 

Além de somente dispor dos produtos que você vende nas gôndolas ou e-commerces, essa exposição é necessária e precisa ser feita de forma estratégica para garantir e conquistar a melhor experiência conforme a jornada de compra do seu cliente.

É fundamental que exista um pensamento estratégico e plano de ação para promovê-lo adequadamente no PDV e e-commerce.

As melhores estratégias para se trabalhar no PDV

Atenção nas pessoas

Uma das estratégias para se trabalhar é ter atenção aos clientes da marca quanto aos visitantes no PDV, afinal, eles são quem definem os insights para o seu plano de ação.

Observe, escute e pesquise não só quem é um comprador ativo, mas também aqueles que não adquiriram seu produto. Esteja atento ao por que isso acontece e tenha a melhor estratégia para realizar essa venda.

Realize a gestão de categorias (GC)

Neste cenário é preciso considerar diferentes questões.

Canal de aquisição, PDV, estratégia do varejista e os principais objetivos da marca devem ser considerados.

A GC é uma metodologia baseada na padronização de processos que se concentram no relacionamento entre fornecedores e varejo com o objetivo central de satisfazer o consumidor e melhorar a eficiência do negócio.

Uma das premissas que fundamentam a importância de se desenvolver categorias, diz respeito ao papel central da organização dos produtos como ponto de influência na informação e educação dos clientes e consumidores.

Use o planograma a seu favor

Essa ferramenta pode ser o fator de sucesso para melhorar o posicionamento dos seus produtos na gôndola.

É o layout da exposição, o modelo definido para expor os produtos de uma categoria ou subcategoria em seu respectivo ponto de venda.

O planograma é definido em comum acordo entre os gestores de categoria do fabricante e do varejista. Baseia-se na Árvore de Decisão de compras do cliente da loja, com os objetivos de facilitar a escolha pelo cliente e rentabilizar a categoria.

Para construir um planograma de sucesso é necessário considerar fatores como as especificações de tamanho de gôndola e dos produtos, as definições tomadas no gerenciamento de categorias, o cálculo do espaço adequado, a acessibilidade de clientes aos produtos e análise do comportamento de pessoas em frente à gôndola.

Dessa maneira, sua marca irá gerar mais valor tanto para o varejo, e commerce e shoppers.

Priorize estratégias para conquistar pontos extras

Entre as principais vantagens de conquistar pontos extras para melhorar os seus produtos nas gôndolas e no e-commerce é oferecer mais visibilidade, incentivar as compras por impulso, permitir diferentes ações de merchandising, facilitar a comunicação de ofertas e promoções para o consumidor, facilitar a jornada de compra do shopper e aumentar o giro de produtos da marca.

Dessa forma, os pontos extras podem colaborar diretamente para o aumento de vendas dos produtos devido a sua alta exposição.

DICA EXTRA NO PDV:

Como posicionar melhor os seus produtos nas gôndolas?

A faixa de gôndolas é uma das estratégias de trade marketing utilizada para chamar a atenção do cliente final no ponto de venda.

Para entendermos sua importância, é preciso ter mapeado que a faixa de gôndolas é uma das técnicas de trade marketing que tem como objetivo aumentar a visibilidade do produto.

Imagine o seguinte cenário no qual o cliente precisa ser conquistado.

Para se destacar dos seus concorrentes, aproveitar toda oportunidade de contato com a sua marca para que seu produto seja visto facilmente e se destaque é fundamental para aumentar as vendas.

Neste caso, a faixa de gôndolas pode impactar diretamente na busca por esse objetivo, principalmente na jornada de compras do Shopper.

Mas o que é a faixa de gôndola?

Na prática, a faixa de gôndola é uma peça gráfica em formato de “L” em gôndolas e prateleiras, normalmente no mesmo local em que os preços estão fixos.

A principal função dessa ferramenta é captar a atenção do cliente e conquistá-lo.

A faixa de gôndola é inserida no espaço de maior visibilidade, gerando uma comunicação visual horizontal e customizada para os produtos. Esse campo de visão se torna mais agradável ao cliente e as marcas conseguem se destacar.

Existem dois tipos de faixa de gôndola: a informativa e a promocional.

A gôndola promocional pretende aumentar a visibilidade sobre uma promoção organizada pela marca.

Já a gôndola informativa tem o objetivo de lembrar o consumidor de um produto com pouca saída de mercado ou de um lançamento da marca.

É importante ressaltarmos que quando a faixa de gôndola é bem explorada em uma estratégia de trade marketing, diferentes benefícios podem ser obtidos, como:

  • Visibilidade de alto nível;
  • Aumento das compras por impulso;
  • Destaques em produtos sazonais;
  • Incentivo aos consumidores a conhecer novos produtos;
  • Destaque para diferentes ações no PDV.

Algumas dicas podem ser aplicadas visando aumentar a promoção dos produtos no PDV:

  • Defina um tema;
  • Escolha uma variedade limitada de produtos;
  • Escolha um layout para gôndola;
  • Garanta o abastecimento dos produtos;
  • Não complique demais as faixas de gôndola;
  • Abuse da criatividade.

Quando bem utilizada conforme o plano estratégico e de ação, alinhado aos principais objetivos da marca, a faixa de gôndola é um poderoso artifício para maximizar as vendas no PDV.

Saiba como definir ações de trade para sua empresa!

A pharmexx Brasil está há mais de 28 anos no mercado.

Somos pioneiros em oferecer soluções completas conectando serviços e plataformas adaptadas às necessidades de cada cliente, com o foco em especialização e soluções para o segmento Healthcare.

Com profissionais capacitados e recursos tecnológicos idealizamos, apoiamos, entregamos e monitoramos operações que viabilizam a execução das estratégias planejadas de maneira ágil.

 Fale com um dos nossos consultores.

FALAR COM CONSULTOR

Soluções estratégicas para aumentar a participação em gôndola, execução ou verificação das ações contratadas junto às matrizes, redução do índice de ruptura, impulsão das vendas através de ações de merchandising e muito mais!

Entre em contato via whatsapp!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Vale a pena ler também:

Até a próxima!