Você já parou para pensar que já faz dois anos desde que as primeiras informações sobre a COVID-19 apareceram na imprensa? Isso mesmo, dois longos anos que estamos vivenciando a pandemia, um vírus que se espalhou pelo mundo, interrompendo vidas e causando crises em vários setores econômicos, incluindo a indústria farmacêutica e como elas se
relacionam com os profissionais da saúde (HCPs).
Contudo, uma coisa é certa: a dinâmica da indústria farmacêutica é singular e a maneira como ela oferece suporte aos médicos também. Na prática, sempre que o representante interage com os HCPc ele tem a chance de contribuir na melhora do bem-estar e qualidade de vida de milhares de pessoas.
Para o propagandista, o desafio é sedimentar o engajamento do seu painel, abastecer o profissional da saúde com soluções e inovações através do conhecimento técnico e municiar o laboratório com informações quentes do mercado, dos concorrentes e da reação dos HCPs às ações realizadas. Porém, em tempos de pandemia, manter essa relação de proximidade
com os profissionais se tornou complexo e difícil.
Neste artigo, vamos discutir como a pandemia alterou a dinâmica e o perfil das visitas destacando a evolução, quase obrigatória, do propagandista.
A pandemia acelerou a visita médica à distância: será mesmo?
Quando a pandemia avançou e o isolamento social passou a ser obrigatório, os primeiros dias foram de medo, muita incerteza… e ações apressadas.
Os impactos na relação Indústria Farmacêutica (IF) & HCPs (Médicos) foram relevantes.
Para os profissionais da saúde, estar na linha de frente no combate ao (COVID-19) é um risco, do qual eles não podem fugir. Na outra ponta dessa teia estão os propagandistas farmacêuticos que encontraram consultórios fechados, visitas canceladas e sem previsão de abertura.
Então por necessidade – e de uma maneira tipo avalanche – os propagandistas começaram a explorar meios de visitação remota.
Isso trouxe desconforto e desgaste para ambos lados:
Os médicos, devido ao efeito “spam pessoal” criaram uma forte resistência inicial.
Os propagandistas pressisonados e estressados criaram de uma maneira descoordenada abordagens e modelos improvisados de apresentação dos produtos/serviços.
Com a extensão da pandemia, os ajustes quase organicamente foram acontecendo e apesar dos desafios, gradualmente, as interações se tornaram descomplicadas e as rejeições e inadequações superadas.
Hoje temos mais uma nova modalidade de trabalho para ajudar a força de vendas a alcançar seus resultados.
Como as empresas farmacêuticas estão se adaptando para garantir melhores resultados?
Estamos em uma nova era e isto é um fato. Para as empresas farmacêuticas, a nova era oferece grandes oportunidades, principalmente para crescimento, desde que tenham recursos, infraestrutura e experiência na gestão da interação remota com profissionais da saúde.
Apesar de os sinais serem positivos para que as interações sejam retomadas, é fundamental que as empresas farmacêuticas repensem suas estratégias de vendas e reconsiderem os recursos da sua equipe para aproveitar ao máximo o engajamento híbrido e omnicanal de maneira mais eficaz.
As empresas precisam aproveitar os dados para identificar quem são seus clientes certos e utilizar a combinação certa dos canais de comunicação, além de desenvolver conteúdo personalizado. É preciso entender que devido às restrições da COVID-19, funções, práticas de trabalho e responsabilidades mudaram.
Desta forma, é preciso que as empresas farmacêuticas tornem seus representantes mais versáteis, cobrindo diversos canais de comunicação e requisitos como vendas, serviços e sinalização para outros recursos para fornecer o que os profissionais da saúde precisam no momento e na hora certa.
A Evolução do Propagandista
O propagandista ominchannel é um profissional novo no mercado, mas que, certamente, será o futuro da indústria farmacêutica. Por ser algo extremamente atual, todos os players ainda estão aprendendo e entendendo o cenário, mas é importante se preparar para essas mudanças.
Descubra agora qual o futuro do propagandista híbrido!
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