Propagandista híbrido: entenda essa nova realidade!

O termo propagandista híbrido ainda é bastante novo no ramo da indústria farmacêutica e no cenário dos representantes. Esse modelo de profissional já estava sendo construído ao longo dos anos, contudo, a pandemia acelerou esse processo. 

De modo geral, a indústria sempre trabalhou com propagandistas que realizavam visitas presenciais e, recentemente, com os “e-reps”. Estes profissionais atuam em multicanais, mas todo o contato com os stakeholders acontece de modo digital. Assim, há treinamentos específicos para cada tipo de representante. 

Com a pandemia, as visitações médicas foram interrompidas ou diminuíram drasticamente, e um novo modelo precisou ser criado para viabilizar e qualificar a visitação médica. Dessa forma, os recursos tecnológicos se fazem necessários, a fim de manter o contato entre os propagandistas e os stakeholders. 

Porém, os modelos já existentes — presencial e “e-reps” — não são suficientes, surgindo assim uma nova forma de fazer propaganda médica com um modelo híbrido. Dessa forma,  essa nova atuação consegue combinar bem as características de cada modelo de profissional, identificando o momento certo para cada tipo de abordagem. 

Para entender melhor esse assunto, leia o conteúdo até o final! 

A importância de um propagandista híbrido no novo cenário

O propagandista é aquele profissional que representa a indústria farmacêutica e que apresenta as novidades da marca para médicos e outros profissionais da saúde, tendo um papel fundamental de ligação entre todos os players desta ação.

No novo cenário trazido pela pandemia, os representantes se viram impossibilitados de realizarem visitas presenciais, mas, em contrapartida, os médicos e outros profissionais da área da saúde ainda precisavam de todo o auxílio do representante. Assim, surge uma nova necessidade que será atendida pelo propagandista híbrido, que vai mesclar as abordagens, conforme às necessidades de cada cliente. 

Dessa forma, é importante que os decisores da indústria farmacêutica conheçam esse modelo, bem como as empresas preparem os seus representantes para estarem prontos para atuarem nele. A pharmexx Brasil, por exemplo, disponibilizou treinamentos específicos para seus propagandistas que trabalhavam de modo presencial.

A empresa se preocupou em resguardar a saúde de seus parceiros e desenhou treinamentos específicos, antes de colocar todo o time em ação novamente. Agora, com novas ações tomando forma, os propagandistas híbridos podem entender cada caso e realizar visitas presenciais, quando possível, ou agendar uma conversa online, para aqueles que se mostram disponíveis. 

Benefícios da propaganda médica híbrida 

A propaganda médica híbrida é um novo modelo que veio para ficar. Certamente, ela ainda passará por mudanças, mas em um cenário pós-pandemia, possivelmente, os propagandistas trabalharão, simultaneamente, com visitas presenciais e agendamentos online.

Antes, havia um padrão para que a visita ocorresse. O representante tinha sua lista de visitação e o médico encaixava a demonstração entre uma consulta e outra. Contudo, já é possível perceber que há médicos que preferem uma reunião online, por exemplo. Nesse caso, o consultor terá mais tempo para conversar com o profissional e poderá trabalhar melhor a apresentação dos produtos. 

Assim, a propaganda médica híbrida possibilita que os propagandistas extraiam o melhor de cada apresentação. Ao criar um bom relacionamento com os profissionais da saúde, os representantes saberão qual o melhor horário para entrar em contato, se aquele médico gosta de uma apresentação longa ou algo mais rápido, deixando as abordagens muito mais efetivas e personalizadas. 

Nesse modelo híbrido, os propagandistas integram melhor as informações aos sistemas utilizados e podem aumentar a média de visitas. Afinal, nesse cenário, dificilmente, o representante passará o dia inteiro visitando consultórios. Provavelmente, haverá dias que serão destinados para visitas e os outros momentos dedicados ao contato multicanal, seja via redes sociais, aplicativos de conversa ou reuniões online. 

Dicas para uma boa propaganda médica híbrida 

É importante que todos os envolvidos nessa mudança entendam que o processo ainda está sendo construído. Portanto, não há regras estabelecidas nem modelos prontos. Cada empresa precisará treinar a sua equipe, a fim de que os objetivos sejam cumpridos, sem deixar de oferecer a qualidade nas entregas. 

Primeiramente, é importante que a empresa disponibilize treinamentos específicos para seus consultores. Isso fará com que a abordagem ao médico seja mais cuidadosa e o produto seja apresentado no momento certo e da maneira correta. 

Além disso, uma das características do novo propagandista híbrido é o bom relacionamento com seus contatos. Se antes isso era necessário, agora é fundamental. Dessa forma, o propagandista híbrido não deve abordar o médico sem uma contextualização e sem entender quais as necessidades dele naquele momento. 

Segue um exemplo de uma boa abordagem: por e-mail, você, propagandista, pode enviar uma mensagem para o médico, perguntando como ele está, se já voltou com as consultas e se está precisando de algo da sua empresa. Se a resposta for amigável e convidativa, você pode agendar uma ligação ou trocar número de WahstApp. A longo prazo, você construirá um bom relacionamento sem ser invasivo na rotina do médico.

Outro ponto importante, é, sempre que possível, invista em estratégias de marketing digital. Nesse caso, o próprio setor interno da empresa pode ajudar, mostrando para os propagandistas quais os melhores canais e abordagens, a fim de que o contato seja cada vez mais efetivo. Por fim, o modelo híbrido possibilita que uma primeira conversa seja realizada via redes sociais ou outros canais online e que uma visita presencial seja marcada em um segundo momento. 

O futuro do propagandista híbrido 

Portanto, podemos concluir que o propagandista híbrido é um profissional novo no mercado, mas que, certamente, será o futuro da indústria farmacêutica. Por ser algo extremamente atual, todos os players ainda estão aprendendo e entendendo o cenário, mas é importante se preparar para essas mudanças. 

O fato é que esse modelo será vantajoso para todos os envolvidos. Para as marcas representadas, os produtos serão demonstrados de maneira personalizada; para os propagandistas, o tempo será otimizado e os contatos ficarão mais efetivos e para os profissionais de saúde, as apresentações serão realizadas da maneira e no momento que eles acharem melhor. 

Se você está à procura desse tipo de serviço, conheça a pharmexx Brasil. Há 27 anos atuando no mercado brasileiro, a empresa é pioneira em oferecer soluções associando serviços e plataformas adaptados às necessidades de cada cliente, com foco na efetividade e especializada em serviços e soluções para o segmento Healthcare.