O setor de saúde está usando cada vez mais inteligência artificial para melhorar o atendimento ao paciente e a eficiência do processo. Seu uso se expandiu rapidamente nos últimos anos devido ao aumento da disponibilidade de dados e rápidos avanços nas técnicas analíticas.
Em muitos países, a IA já está sendo usada para melhorar a velocidade, a precisão do diagnóstico e triagem de doenças; auxiliar no atendimento clínico; fortalecer a pesquisa em saúde e o desenvolvimento de medicamentos; e apoiar várias intervenções de saúde pública, como vigilância de doenças, resposta a surtos e gerenciamento de sistemas de saúde.
A inteligência artificial (IA) tem o potencial de revolucionar a saúde. Do diagnóstico ao tratamento, os processos podem se tornar mais precisos, eficientes e personalizados.
Continue lendo para descobrir o que o futuro nos reserva!
Dados movem a inteligência artificial na área da saúde
À medida que a inteligência artificial começa a ser usada, a capacidade de aprendizado da tecnologia melhorará cada vez mais a precisão, a eficiência e, por sua vez, os resultados. O cruzamento de informações pode auxiliar profissionais de saúde e gestores a:
- Identificar respostas mais precisas para indicações de tratamento (combinando literatura científica, dados clínicos e genéticos do paciente);
- Fazer um diagnóstico mais preciso;
- Acompanhar o andamento do tratamento e dos pacientes mesmo remotamente;
- Definir medidas e políticas de prevenção de doenças;
- Organizar sua agenda de médicos e procedimentos;
- Otimizar o gerenciamento de dados de registros médicos eletrônicos.
A solução tecnológica integrará informações de prontuários, dados de experiências cirúrgicas reais e métricas operacionais. O robô poderá, assim, identificar antes da cirurgia qual procedimento deve ser realizado e usar com precisão o instrumento médico no paciente.
Onde a inteligência artificial pode ser aplicada?
A inteligência artificial na área da saúde reinventou o setor com o suporte de dispositivos e aplicativos que podem prever, entender, aprender e agir. Seja na busca de novos códigos genéticos ou auxiliando no tratamento, a tecnologia ajudará em diversas áreas, pois terá várias interações como insumos, incluindo:
- Dispositivos IoT (para uso pessoal ou instalados em clínicas e hospitais);
- Assistentes virtuais;
- Bibliotecas científicas (a “casa” da pesquisa e do progresso científico).
Ao mapear todos esses dados, a inteligência artificial ficará mais sofisticada, permitindo que ela apoie os profissionais de saúde trazendo maior eficiência, agilidade e baixo custo.
Para comprovar isso, você confere 5 áreas do setor de saúde que podem ser transformadas pela inteligência artificial:
-
Saúde e bem-estar
Por exemplo, smartwatches e outros vestíveis possuem aplicativos de saúde que coletam dados e permitem que os usuários gerenciem seus hábitos: quantidade de tempo gasto em exercícios, composição do peso corporal, qualidade do sono e, mais recentemente, até mesmo se uma pessoa está lutando contra um vírus como o gripe.
-
Detecção precoce
Em 2016, cientistas do Houston Methodist Research Institute, no Texas, desenvolveram uma inteligência artificial que monitora pacientes com maior risco de desenvolver a doença.
A solução tecnológica permite a revisão e tradução de milhões de registros, 30 vezes mais rápido do que a análise humana. Neste caso, mamografias de vários pacientes.
Com 99% de precisão, o software reduziu a necessidade de biópsias desnecessárias, bem como o estresse de diagnósticos incorretos.
-
Pesquisa de medicamentos
Os últimos avanços em inteligência artificial otimizarão a descoberta de medicamentos e os processos de reaproveitamento.
Ao utilizar uma solução tecnológica, os laboratórios conseguem reduzir significativamente o tempo de comercialização e o custo de novos medicamentos, inclusive para os consumidores.
-
Tomada de decisão
A análise preditiva pode, portanto, apoiar a tomada de decisões e atividades clínicas, além de priorizar tarefas.
A inteligência artificial pode reconhecer padrões impulsionados pela dinâmica do sistema e identificar pacientes em risco de desenvolver a doença — ou monitorar sua deterioração.
-
Treinamento
Um complexo algoritmo de inteligência artificial ajudará no desenvolvimento de ambientes virtuais de treinamento para o pessoal médico. A realidade virtual e a realidade aumentada são atualmente as tecnologias mais utilizadas para apoiar a educação em saúde.
No entanto, a integração dessas tecnologias com inteligência artificial aumentará o escopo de oportunidades de aprendizado e expandirá as habilidades dos funcionários de forma direcionada.
Conheça a pharmexx
Somos pioneiros em oferecer soluções completas conectando serviços e plataformas adaptadas às necessidades de cada cliente, com o foco em especialização e soluções para o segmento Healthcare.
Fale com um dos nossos consultores e saiba mais!