O Canadá e os EUA aprovaram o uso do medicamento Zepatier (elbasvir grazoprevir) da MSD, para o tratamento no adulto de hepatite C crônica genótipos 1 e 4, com ou sem ribavirina, mesmo nos casos de co-infeção com HIV.
O medicamento Zepatier é uma terapêutica de toma diária composta pelo inibidor de NS5A elbasvir (50mg) e pelo inibidor de protease NS3/4 grazoprevir (100mg). foi considerada pela Food and Drug Administration como merecedora do estatuto de “Breakthrough Thera-py”, pelo tratamento da infeção crônica (genótipo 1) em doentes com doença renal em fase terminal que estivessem em regime de hemodiálise, e pelo tratamento de doentes com infeção de genótipo tipo 4.
A designação de “Breakthrough Therapy” é dada a terapêuticas inovadoras para doenças letais que exibam provas de melhoria substancial em relação a terapêuticas pré-existentes, lê-se num comunicado enviado pela empresa.
A eficácia do Zepatier foi demonstrada através de diversos ensaios clínicos que indicaram taxas SVR12 (Sustained Virologic Response) que vão de 94 a 97% em genótipo 1 e 97 a 100% em genótipo 4. SVR12 é uma medida de avaliação da eficácia do tratamento e traduz a ausência de detecção do vírus na corrente sanguínea nas 12 semanas após o tratamento. Esta resposta é, assim definida como uma cura efetiva da doença.
A hepatite C crônica afeta de 130 a 150 milhões de pessoas a nível mundial e causa cerca 500 mil mortes por ano.