A Novartis abre as candidaturas para o prémio eXcellence in Ophthalmology Vision (XOVA), que anualmente premeia com 50 mil euros projetos inovadores, sem fins lucrativos, capazes de marcar a diferença e melhorar a saúde da visão de pessoas carenciadas em todo o mundo.
Segundo informação avançadas em comunicado, as candidaturas estão abertas até ao dia 15 de abril e podem concorrer todos os especialistas em saúde da visão, incluindo pessoas em formação e enfermeiros especialistas com o apoio das suas instituições responsáveis. Os projetos podem ser submetidos através da página oficial da iniciativa.
A nível mundial, mais de 285 milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira. No entanto, mais de 80% dos problemas visuais podem ser prevenidos, tratados ou curados se os doentes tiverem acesso aos tratamentos necessários. O programa XOVA pretende melhorar a saúde da visão das pessoas carenciadas em todo o mundo através da colaboração de líderes e pessoas com ideias inovadoras nas áreas de Oftalmologia e Optometria.
Lançado em 2010 e apoiado pelas divisões Pharmaceuticals e Alcon da Novartis, o programa XOVA já atribuiu 21 bolsas em 16 países num valor total de 650 mil euros a diversos projetos inovadores.