Especialistas em acústica da Universidade RMIT, na Austrália, criaram uma nova classe de ondas sonoras. Por meio de um nebulizador, a potência das ondas permite que medicamentos sejam administrados a uma taxa de 5 ml por minuto, taxa muito mais eficiente do que os atuais 0,2 ml por minuto. Diferente de suas antecessoras, essas ondas sonoras são suaves o suficiente para manipular células-tronco sem causar danos, abrindo novas possibilidades para terapias com células-tronco.
A primeira classe de onda sonora descoberta em décadas combina dois tipos diferentes de ondas sonoras – as ondas granel e as ondas de superfície – para criar uma nova: “ondas granel refletidas em superfície”. O contraste entre as duas criou um novo tipo de onda sonora muito mais poderosa: com alta frequência, mas baixa amplitude.
Os pesquisadores utilizaram a tecnologia para melhorar significativamente a eficiência de um nebulizador que fornece medicamentos e vacinas diretamente para os pulmões. A inalação através do dispositivo, chamado Hydra, reduziu o tempo necessário de 30 minutos para menos de 30 segundos. O aparelho pode administrar doses precisas de medicamentos para pessoas que sofrem de doenças pulmonares crônicas, como asma e fibrose cística.
A descoberta abre a possibilidade de usar células-tronco de forma mais eficiente para o tratamento de doenças pulmonares. O próximo passo é nebulizar células-tronco dentro do pulmão para reparar tecidos danificados.
Fonte: Advanced Materials