O processo de vendas tem mais a ver com o resultado final do produto do que com as táticas de vendas. Ou, pelo menos, essa deveria ser a percepção da indústria hoje. É preciso mudar a forma de pensar o negócio para desenvolver uma gestão cada vez mais ligada às vendas.
A indústria não deve pensar apenas em vender produtos no varejo, mas, sobretudo, trabalhar em estratégias que garantam que esses resultados sejam transferidos para o outro lado: o consumidor.
A gestão orientada para a venda é a chave para garantir bons resultados em toda a cadeia de lojas: a fábrica, o ponto de venda e os consumidores. Mas que estratégias podemos desenvolver para melhorar as ações de vendas?
Siga a leitura e veja algumas estratégias. Aproveite!
O que é o sell-out?
O sell-out conecta o fabricante com o distribuidor ou vendedor do produto, o sell-out afeta a venda final e direta do seu negócio para seus clientes. Ou seja, sem intermediários.
Esse tipo de venda também é conhecido como B2C (Business to Consumers) e, assim como as vendas, existem particularidades. As vendas costumam ser pequenas, com poucos itens, e a gestão do transporte é feita com cargas parciais, ou seja, os produtos são levados para locais diferentes.
No varejo, a transação é rápida e o consumidor tem a opção de comprar diretamente pelo site da marca ou comprar o mesmo produto em supermercados, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.
Estratégias para aumentar vendas no sell-out
Sem análises e ações diretas, é quase impossível medir a eficácia de seus resultados e corrigir qualquer falha durante o processo.
Portanto, se você deseja aumentar as vendas do seu negócio utilizando estratégias de sell-out, veja, a seguir, algumas ações que podem ser tomadas.
Foque na experiência do shopper
Compreender o comportamento do consumidor é uma ótima maneira de construir relacionamentos. O shopper que é atingido por informações diferenciadas, mix de produtos, comunicação adequada e bom atendimento, inicia uma relação de confiança tanto com a marca quanto com os locais onde o produto é colocado.
Uma equipe de vendas preparada para proporcionar uma boa experiência ao consumidor tem poder sobre algumas questões básicas:
- conhece os desejos, expectativas e necessidades do público-alvo;
- oferece treinamento e qualificação contínuos aos funcionários;
- pode antecipar problemas e soluções através da análise sistemática de dados;
- se adaptar às condições de mercado sempre que necessário.
Opere com agilidade
Em tempos de acirrada competição, rápido acesso à informação e usuários cada vez mais abertos a pesquisas, é importante que os processos de tomada de decisão e resolução de problemas acompanhem a velocidade da web.
Se o back office envia seus promotores a campo para realizar pesquisas, verificar as ações de prateleira e comprovar as ações de vendas, o ideal é que esses dados cheguem ao analista comercial o mais rápido possível, para que quaisquer medidas imediatas possam ser tomadas a tempo.
Abrace a tecnologia
Investir em tecnologia inicia a transformação digital do seu negócio. Então, se você é varejista e quer aumentar suas vendas, considere ter um aplicativo para o seu negócio.
O objetivo do aplicativo é conectar e interagir com os clientes, tornando-se uma importante ferramenta de negócios. É uma maneira acessível e eficaz de alcançar os clientes nos dias de hoje.
Conheça a pharmexx
Se você quer implementar uma boa estratégia de gerenciamento por categorias no seu estabelecimento, essa é a hora de realizar as mudanças e gerar mais resultados!
Somos pioneiros em oferecer soluções completas conectando serviços e plataformas adaptadas às necessidades de cada cliente, com o foco em especialização e soluções para o segmento Healthcare.
Ficou com alguma dúvida? Fale com um dos nossos consultores!