Neste ano, quando comemora 45 anos de existência, a Apsen Farmacêutica inicia uma nova etapa em sua trajetória. Nadando entre gigantes mundiais, o laboratório nacional reforça sua aposta em novos nichos de mercado. Após consolidar produtos como Labirin, para vertigem, e Donaren, para depressão, a companhia agora investe no segmento de insuficiência venosa, com o Dobeven. Com isso, a brasileira avança em sua estratégia, iniciada na década de 90, de explorar novos mercados. Segundo a empresa, os itens lançados entre 2013 e 2014 contribuirão para o crescimento de 16% projetado para este ano. No período anterior, ela registrou uma receita de R$ 448 milhões. “O Dobeven já existe fora do Brasil. Estamos trazendo a marca para o País por meio de parceria firmada com a OM Pharma, uma empresa suíça”, explica o gerente de marketing da Apsen, Marcelo Guedes, em entrevista ao DCI.
Segundo ele, a distribuição do novo produto começa neste mês. Fabricado em Portugal, o item aparece como o primeiro grande lançamento da companhia neste ano. Segundo Guedes, outras novidades estão a caminho. A aposta em nichos já contribuiu para alta de 1.000% na receita da empresa nos últimos 10 anos. “Fechamos 2012 com receita de R$ 362 milhões. Há 10 anos, a empresa faturava cerca de R$ 30 milhões”, acrescenta. O produto mais vendido pelo laboratório hoje é o Labirin, com cerca de 3,7 milhões de unidades comercializadas anualmente.
