Como sabemos o Market Share se refere à participação no mercado em relação a vários aspectos como faturamento, vendas, clientes, lucratividade, de forma resumida é um indicador que mede a relevância de uma empresa no mercado em que ela atua.
Mas, qual a importância de se fazer uma projeção antecipada de Market Share para a minha empresa?
Na busca por crescimento e a disputa por um espaço no canal farma, muitas empresas utilizam o Market Share para estimar a importância no mercado em que estão inseridas. Isso significa que avaliam como estão frente aos seus concorrentes.
Mas qual é a importância disso? Por via de regra, é fundamental conhecer o cenário em que sua organização está atuando. É preciso conhecer e se informar em relação ao desempenho da sua empresa, só assim é possível desenvolver e colocar em prática um planejamento estratégico eficaz.
Vale lembrar que essa análise vai muito além de apenas saber se sua participação é boa ou precisa melhorar, pois, isso é algo subjetivo. Então, é você quem deve definir qual fatia do mercado quer atingir e quem considera como concorrente. Faz sentido?
Existem duas razões importantes para entender sua participação de mercado e as formas de expandir. Veja!
1 – Avaliar o seu progresso
Se seu Market Share está aumentando, significa que você está no caminho certo, ou seja, está se destacando da concorrência. Contudo, se diminuir você precisa entender que está perdendo vendas;
2 – Avaliar o seu valor
O Market Share geralmente é equivalente ao valor da sua organização, quanto maior a busca por seus serviços e produtos, mais sua empresa é considerada importante e mais clientes desejarão realizar negócios com você.
Portanto, entender a sua participação no mercado é vital para qualquer empresa que deseja ter sucesso.
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O que é uma projeção de market share e como calcular?
Realizar uma projeção de Market Share é uma maneira de estimar o volume de receita que a sua organização espera receber em um determinado período, como próximo mês, semestre ou ano, por exemplo.
Esse cálculo é feito com o suporte de várias informações, como sazonalidade, histórico de vendas, capacidade de produção e até mesmo comportamento e as expectativas econômicas do mercado.
Fazer a projeção de Market Share para o canal farma é essencial para o sucesso do planejamento, afinal, é através das suas informações que é possível prever e planejar outros orçamentos.
Por ser importante para a tomada de decisões estratégicas do negócio, a projeção de Market Share deve ser a primeira etapa do planejamento, garantindo assim o crescimento saudável do negócio.
Existem três formas de calcular o Market Share. Veja como funciona!
Quantidade de vendas
Para esse cálculo você precisa descobrir quanto as pessoas gastam em negócios com a sua organização, para assim poder comparar com as suas vendas. Para ilustrar, vamos a um exemplo: se você fabrica produtos hospitalares e vende 3 mil unidades por mês e o seu mercado conta com 6 mil itens de saída, seu Marketing Share será de 40%
Vamos ao cálculo:
6.000=100%
3.000=x
3.000 x 100 = 300.000/6.000 = 50%
Volume de clientes
Já neste caso, você precisa saber quantos consumidores em potencial você tem em sua base e quantos você realmente está atingindo. Por exemplo: você tem um distribuidora de material médico hospitalar e atende 20 clientes, sendo que 50 clientes da sua área de alcance contratam distribuidores. Isso significa que o seu Market Share é de
A conta fica assim:
50 = 100%
20 = x
20 x 100 = 2.000/50 = 40%
Receita
Nessa situação, você precisa comparar os números das suas vendas e seus valores de forma direta. Por exemplo: você tem 5 distribuidores que juntos faturam 2 milhões de reais por mês. E um deles vende 180 mil mensalmente, assim o seu Market Share é de 9%
Vamos ao cálculo:
2.000.000 = 100%
180.000 = x
180.000 x 100 = 18.000,000/2.000.000 = 9%
Agora que você já conhece um pouco mais sobre Market Share. Confira algumas dicas de como aumentar a presença no canal farma e ter mais sucesso!
Amplie a sua participação com tecnologia.
Se você deseja aumentar a participação no canal farma uma boa saída é o marketplace, com essa solução você tem a possibilidade de conectar várias estratégias de vendas no varejo farmacêutico a uma cadeia integrada de abastecimento online.
Além disso, é possível realizar transações com diferentes perfis do varejo farmacêutico, segmentando as suas ofertas, tamanho e localização, ou seja, reduz a ruptura de estoque entre outros.
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Expanda e crie um relacionamento próximo com seus clientes
Ao ter vários canais é complexo estruturar um elo de relacionamento que apoie toda a operação. Contudo, quando se trata de perfis de varejo menores, médios ou associados, é fundamental desenvolver uma relação mais próxima com as pessoas que estão à frente desses PDVs.
Lembre-se que não criar esse elo pode impactar no crescimento das vendas e na presença das marcas. Por isso, pensando em crescer as vendas através de uma estratégia sólida de relacionamento ativo e otimizado, para isso é possível contar com o suporte de uma equipe especializada para acrescentar e desenvolver uma abordagem mais personalizada.
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Aprimore os canais de relacionamento
Diferenciar os canais de relacionamento, é uma boa solução para aumentar o Share do negócio. Optando por essa solução, você estará se relacionando com os PDVs e utilizando ferramentas mobile, como apps e whatsapp, que possuem um alto potencial para vendas.
Além disso, você estará cobrindo toda parte relevante para a sua organização de forma efetiva, com menor custo e com mais abrangência e objetividade.
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