Na última quarta-feira, 17 de outubro, a Pharmexx Brasil reuniu 150 convidados entre clientes, parceiros e funcionários em um coquetel de comemoração dos 25 anos da empresa. O evento ocorreu no Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo. Referência na formação e gestão de equipes comerciais e de marketing para a indústria farmacêutica, atividade que inclui profissionais como propagandistas, promotores e dermoconsultores, a Pharmexx Brasil chega pronta para ampliar um processo de internacionalização. Mercados da América Latina, como Colômbia e México, estão no radar da consultoria, cujo faturamento mais que dobrou no ano passado em relação a 2016 e deve aumentar até 35% em 2018. Até 2020, a projeção é triplicar de tamanho.
A estratégia é respaldada pela Ashfield Healthcare, que incorporou parte das operações da empresa em 2012. Presente em 24 países, a companhia britânica é líder global na oferta de soluções de vendas, marketing, comunicação multicanal e de engajamento do paciente. “O Brasil vem apresentando um viés de alta no registro de novos medicamentos e a expectativa é que o faturamento dos laboratórios cresça até 9,3% neste ano. Os números confirmam o potencial da nossa atividade, que permite formar e qualificar a força de vendas para a indústria”, avalia o sócio-fundador Cássio Rossetti.
Ações de trade e multicanal
O varejo farmacêutico assumiu papel de destaque na estratégia da empresa e já totaliza 47% do volume de negócios. Atualmente, mais de 200 promotores e vendedores mantêm atuação ostensiva em farmácias para apresentação de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). O objetivo é integrar a indústria com as redes de drogarias e farmácias independentes, de modo a impulsionar as vendas por meio de ações de merchandising, capacitação de balconistas, redução dos índices de ruptura e da melhoria do gerenciamento de categorias.
Um dos exemplos é o trabalho realizado com a Boehringer Ingelheim. “As ações de promoção do Buscopan resultaram no segundo maior produto em venda da indústria farmacêutica no país. É a marca mais bem distribuída do Brasil, com 98% de presença no ponto de venda, graças à parceria formada com a Pharmexx”, ressalta Bruno Gallerani, gerente de marketing da Boehringer Ingelheim.
A Pharmexx mantém, ainda, um total de 150 propagandistas ativos em visitação a consultórios, com foco na apresentação de lançamentos à classe médica. Essa divisão responde por 37% do faturamento da empresa. Também foram alocados esforços para qualificar mão de obra destinada a programas de suporte a pacientes e para atender à crescente demanda de todo o canal farma pelo preenchimento temporário de vagas. Atualmente, a empresa reúne um banco de talentos com cerca de 20 mil profissionais e estudantes universitários.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico