Quatro fases de evolução são determinadas, tendo como base a quantidade de vezes que a mensagem é transmitida, sendo que a cada três visitas focando um mesmo produto ou benefício, saltamos para uma outra fase de evolução.
As quatro fases de evolução são:
1. Fase de reconhecimento : Nesta fase, temos o início do contato do produto, ou benefício, com o público-alvo. Inicia-se, assim, a “construção” de um relacionamento entre o representante , o produto ou o benefício desse produto com o público- alvo. É uma fase de reconhecimento mútuo, chamada de “V0” (zero ). Os resultados, praticamente inexistem.
2. Fase de identificação: Esta fase marca o término da fase de reconhecimento e o início da fase de identifição dos benefícios e utilização do produto. Essa fase é chamada de “V1”. Os resultados começam a aparecer.
3. Fase de expansão: Chamamos esta fase de “V2”. Aqui os resultados começam a ser perceptíveis, passíveis de medição, já sendo possível detectar uma tendência de mercado.
4. Fase de definição: Os resultados mostram, claramente, como o produto posicionou-se no mercado. Avaliações precisas podem ser feitas sobre estratégia adotada, impacto promocional, distribuição, pontos fortes e pontos fracos, etc. Esta fase é chamada de “V3”.
Assim conseguimos deduzir que alterações no escopo de uma equipe que trabalha com visitação médica, principalmente no que tange à aspectos que alterem a composição do painel de médicos a ser visitado ( especialidades, classificação dos médicos, locias de visitação, alteração de bricks, etc ) reflete diretamente na capacidade de geração de resultados, necessitando portanto uma modulação de nossa expectativa de retorno abalisada pela curva da percepção. Outra dedução clara é a de que decisões sobre a continuidade de investimentos e alterações no escopo do projeto deverão ser tendo como parâmetro o final da fase “v2” em diante, nunca antes, sob o risco de estarmos sob condições inadequadas de maturação para a leitura e detecção dos resultados gerados.
Estudo realizado com equipes de propagandistas adicionais da pharmexx.