Abrafarma: Raia Drogasil é a empresa do setor que mais fatura no país
Fonte: Monitor Mercantil
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entidade que reúne as 29 maiores redes de varejo farmacêutico no país, divulgou nesta quinta-feira a o ranking de suas associadas referente ao desempenho de 2013.
No levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), a Raia Drogasil (SP) lidera em faturamento. Em seguida aparecem as Farmácias Pague Menos (CE), Drogaria São Paulo (SP), Pacheco (RJ) e Big Ben (PA), respectivamente.
Em relação ao número de lojas das redes, a paulistana Raia Drogasil também é a primeira colocada, à frente das Farmácias Pague Menos (CE), Drogaria São Paulo (SP), Pacheco (RJ) e Panvel (RS).
Quando analisados em grupos farmacêuticos, a Raia Drogasil também lidera o ranking de faturamento, seguida pela Drogaria São Paulo/Pacheco, as Farmácias Pague Menos, e a BR Farma. O estudo elenca os grupos também pelo acumulado de pontos de venda, lista encabeçada novamente pela Raia Drogasil, com a Drogaria São Paulo/Pacheco em segundo, a BR Farma em terceiro, e as Farmácias Pague Menos em quarto lugar.
Distribuidores associados à Abradilan projetam crescimento de até 30% em 2014.
Distribuidores de medicamentos associados à Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan) anunciaram que aproximadamente 23,70% projetam crescimento de 11 a 20% e 28,90% esperam crescer mais de 30% este ano.
Ainda segundo a pesquisa, 18,40% dos associados esperam um crescimento de até 10%, acompanhados de 23,70% que acreditam no aumento de 11 a 20% e 29% projetam crescimento de 21 a 30%. Além desses, 28,90% dos associados mais otimistas projetam um crescimento acima dos 30%.
Entre os fatores que favorecem o crescimento do mercado farmacêutico um dos destaques é o aumento da renda familiar, pois de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 48,2 milhões de brasileiros têm seus rendimentos e consumos referenciados no salário mínimo.
– Estes pontos fazem com que os brasileiros tenham acesso a mais recursos e aumentem o investimento em produtos para saúde. O aumento no valor do salário mínimo deve injetar 28,4 bilhões na economia brasileira, o que favorece o aumento do consumo de medicamentos – comenta o diretor-executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro.
Atualmente os associados da Abradilan visitam 86% das cidades de todo o Brasil e atendem 79% das72,8 mil farmácias e drogarias do país. Sendo visitadas 60% das farmácias e drogarias no Norte,76% no Sul, 81% no Nordeste, 82% no Sudeste e 82% das farmácias e drogarias do Centro-oeste. A Abradilan ainda representa 26% do mercado brasileiro de medicamentos genéricos em termos de unidades.