Como expandir e potencializar sua força de vendas em diversos canais através de uma Equipe Híbrida (presencial + remota)?

O termo “força de vendas” pode até parecer genérico, mas esconde a chave para o sucesso do seu negócio. Claro, que isso não quer dizer apenas vender mais, e sim que por meio desse setor, diversas possibilidades estratégicas são criadas.

Atualmente, a força de vendas é um dos principais diferenciais competitivos dentro de uma organização, pois, em um momento em que preços e qualidade entre os serviços e produtos estão semelhantes, se torna cada vez mais importante e indispensável ter essa equipe em seu negócio. Afinal, são eles que irão se relacionar, influenciar e persuadir o cliente a manter as relações com a empresa para que assim exista ganhos para ambas as partes.

Com a crescente competitividade no mercado farmacêutico Brasileiro e as constantes mudanças que acontecem em serviços, produtos e tecnologias são facilmente esquecidas, e por isso, a força de vendas passa a ser uma grande vantagem competitiva.

Neste artigo, apresentamos  como potencializar sua força de vendas em diversos canais. Leia até o fim!

Como potencializar sua força de vendas?

Agora que você já entende a importância da força de vendas para o seu negócio, que tal conferir como potencializar esse time?

Primeiro, precisamos entender que independente do porte da empresa, a equipe de vendas se concentra em algumas tarefas, entre elas estão:

  • Prospecção: descobrem novos potenciais clientes para o negócio;
  • Estratégia: desenvolvem táticas para abordar clientes e práticas para cuidar da carteira atual;
  • Comunicação: estudam e concentram as informações para saber comunicar aos clientes todos os dados referente aos serviços ou produtos da empresa;
  • Negociação: investem nas melhores estratégias para abordar os consumidores, apresentar seus produtos e serviços, conhecem a “arte da venda” para argumentar, responder e “quebrar”objeções e realizar vendas;
  • Suporte ou pós-venda: oferecem consultoria, assistência e orientação sobre os detalhes da compra, do produto ou serviço;
  • Pesquisa: reúnem dados do mercado em que estão inseridos e elaboram relatórios completos com base nas suas visitas e percepções de mercado.

Dependendo do seu modelo de negócio, os canais de vendas se diferenciam bastante, afinal, cada um tem a sua particularidade e que devem ser conhecidos por seus gestores. Hoje, vamos falar dos canais de vendas internos, externos e até mesmo o modelo híbrido.

Canais de vendas internos:

Inside Sales como muitos conhecem são todos digitais, ou seja, não existe um encontro presencial.

Canais de vendas externos:

Field Sales ou vendas de campo como é chamado são realizados por meio de visitas aos clientes para demonstração do produto, negociação e fechamento de vendas.

Modelo Híbrido

Com a pandemia, as visitações médicas foram interrompidas ou diminuíram drasticamente, e um novo modelo precisou ser criado para viabilizar e qualificar a visitação médica.

Os modelos já existentes — presencial e “e-reps” — não são suficientes para atender essas demandas, surgindo assim uma nova forma de fazer propaganda médica com um modelo híbrido. Essa nova atuação consegue combinar bem as características de cada modelo de profissional, identificando o momento certo para cada abordagem. A Pharmexx expõe num Infográfico o mapeamento da evolução deste importante profissional no segmento Healthcare & Wellness. Confira!

Confira 3 dicas básicas que você deve adotar para motivar seu time!

Treinamentos de equipe

Uma forma de manter sua equipe motivada é oferecer treinamentos para o desenvolvimento pessoal e qualificação profissional. Os treinamentos são essenciais, pois, assim o profissional poderá oferecer uma experiência completa para o cliente, passando mais credibilidade e confiança.

Defina metas tangíveis

É importante estabelecer metas tangíveis para manter a equipe motivada. Estabelecer metas para os profissionais de forças de vendas faz com eles estejam alinhados aos objetivos da empresa.

Padronize seus processos

Ter um processo de vendas padronizado é importante para os profissionais da força de vendas, pois faz com que eles estejam envolvidos em várias etapas e tenham conhecimento da forma como a empresa organiza seu plano de vendas, objetivos e técnicas para que as metas sejam alcançadas.

Existem diversas outras maneiras de motivar e potencializar sua força de vendas. Quer descobrir outras estratégias para potencializar seu negócio? Conte com uma empresa parceira em soluções para o mercado healthcare. Conte com a pharmexx!

A pharmexx Brasil está há mais de 28 anos no mercado.

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