Revolução Trade: Como integrar os canais de venda (fisico + digital) e engajar o consumidor no mercado healthcare?

O mercado de healthcare é dinâmico, competitivo e está passando por várias transformações e devido a essas mudanças, as ações e soluções para a área de Trade Marketing se tornaram indispensáveis nas estratégias das indústrias farmacêuticas, principalmente daquelas que almejam aumentar seus resultados e aproveitar as oportunidades.

A transformação digital é algo que está impulsionando todos os setores a se reinventar para conquistar o seu lugar no mercado, isso já vinha ocorrendo, porém, devido à pandemia da Covid-19 essas mudanças foram aceleradas. Estamos vivendo um momento onde a necessidade de construir novos modelos de negócios, inovar e se conectar com as pessoas de forma mais humanizada deixou de ser o futuro para se tornar o presente.

Com o segmento farma não difere, buscar soluções, reduzir custos, aumentar a produtividade e ainda oferecer uma boa experiência de compra é indispensável e garante ótimos resultados. Olhando para essas mudanças separamos 5 tendências que estão próximas e outras que já estão acontecendo no mercado farma.

Confira 5 tendências globais que foram aceleradas pela Covid-19

  1. Consumidor Omnichannel;
  2. Profissional de Saúde digital;
  3. Farmácia em Transformação;
  4. Reinventando a Força de Vendas;
  5. Tecnologias aplicadas a vendas.

Seguindo este cenário de transformações muitas empresas do segmento estão desenvolvendo um PDV integrado onde os canais físico + digital são interligados, tornando assim a experiência do consumidor melhor.

O mundo Figital (físico + digital) é onde as ações vão além do ambiente físico, elas contam com a ajuda de plataformas e soluções para realizar o monitoramento e a performance online. Esse conjunto de ações geram o aumento das vendas nos marketplaces e garante que o shopper tenha uma experiência de compra única e de sucesso, garantindo assim o engajamento também no ambiente digital. Pensando nisso, separamos algumas soluções para você entender melhor sobre o assunto. Veja só:

Diagnóstico no marketplace:

Captura, monitora e gera insights para as marcas/produtos melhorarem a sua performance no varejo digital. Com a plataforma integrada aos principais marketplaces é possível monitorar: presença digital, precificação, promoção, market share da página, conteúdo, auditoria de campanha.

Vitrine digital:

Você destaca o seu produto em relação à concorrência (atualização de imagens, padronização das informações e preços), gerando atração e adesão do shopper, ampliando a experiência de compra nos marketplaces.

Inteligência artificial:

Com algoritmo de voz no smartphone (assistente virtual) que fornece informações relevantes e insights sobre determinado produto e/ou PDV gerando o empoderamento do promotor em todos os níveis.

Ao entrar em um PDV, o promotor obtém rapidamente as principais informações e orientações sobre sua rotina do dia, bem como, o que deve ser feito especificamente no local em que se encontra, tornando-o ainda mais efetivo e alinhado com as principais ações e metas.

Núcleo de inteligência de mercado digital:

Focado em fornecer dados e insights do projeto, responsáveis pelo monitoramento, ordenação, análise e elaboração de dashboards com as principais informações para gerenciamento 360

Com uma atuação conjunta, onde as informações capturadas e monitoradas se integram e geram dados, é possível fortalecer e ampliar as ações de sell-out e sell-in para as marcas/produtos, favorecendo e ampliando a presença off-line e on-line.

Essas ações no varejo presencial (off-line) e no varejo digital (on-line) é uma forma inovadora, integrada e sinérgica, que aumenta a demanda e participação de mercado de forma holística.

Experiência do consumidor

O consumidor é a peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio, logo a sua experiência é um ponto muito importante, conforme o relatório “Customers 2020”, até 2020, a experiência do cliente vai ultrapassar preço e produto, se tornando como o principal diferencial entre as marcas.

Viu só, tornar a experiência do consumidor única é algo tão importante que 81% das empresas já entenderam que isso será um diferencial competitivo, segundo dados do Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data.

Então, eu te pergunto: será que você está tornando a experiência do seu cliente única? Se você não sabe como responder a essa pergunta ou tem dúvidas sobre, nós podemos te orientar, clica aqui.

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