A Embrapa inaugurará amanhã um laboratório para pesquisa, desenvolvimento e inovação para avaliar a qualidade sanitária dos rebanhos bovinos, de aves e suínos, o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec). A instalação funcionará na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Segundo a empresa de pesquisa, será o mais moderno laboratório de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina.
“Com o Biopec, o Brasil muda de estágio no desenvolvimento de um conjunto significativo de pesquisas em pecuária. Por exemplo: agora será possível fazer, em um mesmo local, no país, pesquisas relacionadas a agentes de alto risco como vírus da febre aftosa, da influenza aviária, da influenza suína, raiva, brucelose, tuberculose”, afirmou Cleber Soares, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte.
O laboratório também estudará bactérias causadoras de tuberculose bovina, botulismo, antrax, salmonelose e de intoxicações alimentares. Também será possível desenvolver testes e vacinas para doenças como a brucelose e trabalhos de pesquisa com proteínas causadores do “mal da vaca louca” e o scrapie, uma doença neurodegenerativa de ovinos. O Biopec também permitirá o estudo de microorganismos agrícolas.
Segundo a Embrapa, o laboratório deverá começar a funcionar e abril e também poderá ser utilizado por parceiros. A construção da estrutura custou R$ 10 milhões, financiados pelo orçamento da Embrapa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Fonte: Valor Econômico