A rede de farmácias do Grupo Ultra, Extrafarma, teve alta de 6,2% na receita líquida de outubro a dezembro, e expansão de 21,3% no acumulado de 2015, acima da média do mercado — segmento de farmácias cresceu 12% em 2015.
A Extrafarma teve receita líquida de R$ 1,33 bilhão no ano passado — para efeito de comparação, líderes como Raia Drogasil e DPSP vendem entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões ao ano.
ontos em operação mais antigos, abertos há mais de um ano, cresceram 4% no quarto trimestre, crescimento abaixo da líder Raia Drogasil, por exemplo (a única do setor que já publicou números), que cresceu 12%. A receita líquida da Raia Drogasil subiu 22,5% de outubro a dezembro e 21,6% em 2015.
ontos em operação mais antigos, abertos há mais de um ano, cresceram 4% no quarto trimestre, crescimento abaixo da líder Raia Drogasil, por exemplo (a única do setor que já publicou números), que cresceu 12%. A receita líquida da Raia Drogasil subiu 22,5% de outubro a dezembro e 21,6% em 2015.
ontos em operação mais antigos, abertos há mais de um ano, cresceram 4% no quarto trimestre, crescimento abaixo da líder Raia Drogasil, por exemplo (a única do setor que já publicou números), que cresceu 12%. A receita líquida da Raia Drogasil subiu 22,5% de outubro a dezembro e 21,6% em 2015.
Aberturas de 37 lojas em 2015, e fechamento de seis pontos, ajudou a elevar despesas operacionais no ano, que subiram 12% de outubro a dezembro. Empresa informou em relatório de resultados plano de investimento de R$ 124 milhões em 2016 — em 2015, foram R$ 81 milhões, aumento de 12,4% — ainda pequeno, porém, em relação ao tamanho do grupo, com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão em 2016.
Em termos de percentual dentro do investimento total, em 2015 a Extrafarma respondeu por 6,2% em 2015 e a previsão é equivaler a 6,9% em 2016.
A companhia atualizou na semana passada o plano de abertura e reformas das suas drogarias. Foi aberta a segunda unidade de farmácia dentro de um posto Ipiranga, marca do grupo, e haverá reforma de todos os pontos da rede.
“Em mais um passo que demonstra a captura de oportunidades entre seus negócios, o Ultra lançou um novo modelo de varejo de conveniência, baseado na oferta integrada de produtos e serviços. Em novembro de 2015 foi inaugurada a primeira farmácia Extrafarma em São Paulo, com um novo modelo de loja, simultaneamente à inauguração do conceito ampliado de am/pm [loja de conveniência]”, informa em relatório de resultados na semana passada.
“Este projeto piloto é a segunda loja da Extrafarma em um posto Ipiranga e lança um modelo de varejo com a nova arquitetura e comunicação visual mais atraente para as lojas, que será implementado em toda a rede a partir de 2016.”
A Extrafarma tem uma bruta, assumida na data do fechamento da aquisição da rede, de R$ 208 milhões. Em setembro de 2013, a Extrafarma foi adquirida pelo Ultra por R$ 1 bilhão.
A Extrafarma diz que finalizou o ano passado como a sexta maior rede de farmácias do país no ranking da Abrafarma, associação do setor, ganhando duas posições em relação ao fim de 2014.
fonte: Valor Econômico