empresa focada exclusivamente no mercado farmacêutico, com o anúncio
da venda de seu negócio de Preservativos para a Reckitt Benckiser. Tal
negócio, composto pelas marcas Jontex, Olla e Lovetex, gerou receita líquida de
R$ 100,2 milhões em 2014, correspondentes a 2,1% da receita líquida total da
companhia no período. O fechamento da operação está sujeito à aprovação
dos órgãos de defesa da concorrência e a uma reorganização societária da
Hypermarcas para a transferência do negócio de preservativos, dentre outras
condições.
Em novembro de 2015, a empresa anunciou também a venda de seu negócio de
Cosméticos para a Coty, por R$ 3,8 bilhões. Após os fechamentos de ambas as
operações, os recursos resultantes, de ao redor de R$ 4,5 bilhões, serão utilizados
para redução de seu endividamento líquido de aproximadamente R$ 3,3 bilhões ao
final de setembro de 2015, o que levará a uma posição líquida de caixa
“positivo” pro forma de cerca de
R$ 1,1 bilhão.
Essa nova estrutura de capital fortalecerá a capacidade de investimento da
companhia em seu negócio farmacêutico, que registrou ganhos contínuos de
participação de mercado nos últimos quatro anos e atingiu a liderança do setor
em unidades em 2015, segundo o IMS Health. Esse mercado cresceu 10,4% em 2015,
beneficiado pelo processo de envelhecimento da população e pelas transformações
sociais das últimas décadas no Brasil.