Como muitos outros nutrientes, o magnésio é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Tem como principal função manter ossos e dentes fortes e regularizar as contrações musculares. Baixos níveis do mineral no corpo podem causar sintomas desagradáveis, como cãibras, sonolência, pressão alta e até depressão, entre alguns outros.
A boa notícia é que, com uma alimentação balanceada e variada, é muito fácil consumir o mínimo recomendado do nutriente.
Alguns alimentos são ótimas fontes de magnésio e devem ser incluídos em sua dieta. Frutas como o abacate e a banana, além de deliciosas, possuem altos níveis do mineral. É possível, também, encontrar o nutriente em verduras como beterraba, espinafre e couve, além de grãos e nozes, como na aveia, na granola, na castanha e no amendoim. Outros alimentos ricos em magnésio, comuns na dieta de muitos, são o leite, soja, peixes e pão. Ou seja, não é preciso muito esforço para consumir sua dose diária do nutriente!
Normalmente, pessoas que possuem baixo nível de magnésio no organismo tendem a ter uma alimentação baseada em alimentos industrializados. Porém, para diminuir os riscos de desenvolver problemas mais graves – como diabetes e osteoporose – é essencial evitar esses produtos, mantendo uma dieta rica em alimentos frescos e naturais, pouco processados e que tenham suas propriedades e nutrientes intactas.