O mercado farmacêutico está em constante expansão, pois é uma área de extrema relevância para a sociedade. A área deverá crescer 12% até o final de 2022 e 10% em 2023.
A indústria farmacêutica no Brasil é muito especial e é um mercado fragmentado, onde os líderes não têm mais de 10% de participação, 349 fabricantes disputam a preferência de médicos e consumidores, 66% dos quais nacionais. Nesse cenário, qualquer movimento da empresa pode alterar a ordem das maiores do setor. Se a filmagem for grande, as chances de alteração dos níveis são muito altas.
As projeções de desempenho para o mercado farmacêutico no Brasil neste ano e no próximo são boas, segundo dados apresentados no Fórum de Expectativas 2023 promovido pelo Sindusfarma nesta quinta-feira (30). E as empresas do setor preveem que a situação econômica vai melhorar no ano que vem: 57% estão otimistas com a recuperação dos empregos e o crescimento econômico do país.
Conheça mais na leitura deste artigo. Aproveite!
Quais os principais desafios da área?
-
Inflação
Embora as vacinas contra a Covid-19 tenham permitido a reabertura das economias, novos desafios, como o aumento da inflação e o conflito Ucrânia-Rússia, trouxeram alguma instabilidade ao cenário mundial. Juntamente com um mercado de trabalho apertado, problemas contínuos na cadeia de suprimentos e flutuações cambiais, o difícil ambiente econômico deverá pesar fortemente sobre a indústria farmacêutica.
Ao longo dos anos, legisladores e formuladores de políticas em vários mercados introduziram novas estruturas e leis para facilitar a negociação e a regulamentação dos preços dos medicamentos.
Por exemplo, espera-se que a Lei de Redução da Inflação dos EUA, recentemente implementada, reduza os custos dos medicamentos, mas pode desencorajar a indústria farmacêutica de investir em inovação.
-
Inovação
Trazer novos medicamentos para o mercado está se tornando um processo cada vez mais lento, caro e complexo. Por vários anos, a pesquisa e desenvolvimento do setor farmacêutico no Brasil tornou-se um tanto ineficiente: menos inovação é arrecadada para cada unidade de dinheiro investida.
Isso se deve ao fato de os processos de ensaios clínicos exigirem mais desafios, é muito importante que os laboratórios implementem procedimentos que lhes permitam escolher melhor as formulações, dificilmente a indústria farmacêutica conseguirá aproveitar suas oportunidades sem melhorar a produtividade da pesquisa. Um grande desafio é, portanto, a falta de inovação, e isso só pode ser resolvido investindo em pesquisa e ensaios clínicos.
-
Produção sustentável
A produção sustentável faz parte da inovação e, como já mencionado no primeiro tópico, a tendência dos medicamentos biotecnológicos é cada vez maior, e a sustentabilidade deve ser compatível com o desenvolvimento das atividades da indústria farmacêutica.
Colaborar para garantir a sustentabilidade futura do sistema de saúde, que garante o acesso a novos medicamentos, aumenta os atributos industriais do setor com particular ênfase no investimento em investigação, desenvolvimento e empregos qualificados, e aumenta a transparência e o diálogo com todos os reguladores, todos estes aspectos fazem parte da produção industrial e para o setor farmacêutico, é um desafio que precisa ser superado.
-
Equipe treinada
Uma equipe qualificada para atuar na logística de farmácias é um desafio considerável, pois a mão de obra qualificada no setor químico está cada vez mais escassa. Investir na capacitação da equipe de colaboradores é fundamental para se destacar nesse mercado altamente competitivo.
Além disso, faz parte da segurança da população, pois a educação sobre os medicamentos, no que diz respeito ao armazenamento adequado, como utilizá-los, medidas preventivas e contraindicações são essenciais para garantir essa questão, tornando-se assim uma necessidade médica.
-
Logística
A logística é um ponto essencial para qualquer ambiente industrial, pois geralmente organiza materiais, estoques, verificação de lotes e informações de pessoas que trabalham no local para que todo o processo atinja seu objetivo com eficiência.
Portanto, esse fator tem encontrado alguns problemas para a organização da logística na indústria farmacêutica, que devido ao forte crescimento, não tem se organizado para acompanhar esse processo, sendo outro desafio que precisa ser superado.
Como a pharmexx pode ajudar?
A pharmexx é uma parceira integrada de soluções para o mercado healthcare, oferecendo uma amplitude de serviços: consultoria de efetividade em campo e go to market soluções em vendas, equipes, engajamento do cliente, eventos, marketing e comunicação.
Movidos pela imaginação, estratégia e execução, temos a expertise de ver as possibilidades e conecta-las a realidade.
Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!