A Alcon, braço da suíça Novartis para a área oftalmológica e dona das marcas Opti-Free (soluções) e Air Optix (lentes de contato), registrou crescimento de dois dígitos no mercado brasileiro nos últimos anos, e o ritmo de expansão pode se acelerar em 2016. A nova estrutura global da divisão e três aquisições fechadas em um intervalo de apenas 100 dias contribuirão para esse desempenho, na avaliação do diretor-geral da Alcon Brasil, Luciano Marques.
Para o executivo, essas iniciativas da matriz são também sinal de que rumores de uma possível venda de parte dos negócios devem ser tratados, neste momento, apenas como especulação. No fim do ano passado, agências internacionais chegaram a informar, citando fontes, que o negócio de lentes de contato da Alcon poderia ser vendido, com potencial de gerar até US$ 1,6 bilhão para a Novartis.
No início deste ano, porém, a farmacêutica anunciou uma nova estrutura para a divisão, sem se desfazer de ativos, e apresentou um plano de crescimento acelerado para o negócio de oftalmologia. “A Novartis entendeu que havia uma oportunidade de revisar a estrutura da Alcon, o que maximiza as fortalezas das duas áreas de negócio”, explicou Marques.
Após a reorganização, medicamentos oftalmológicos (como colírios) deixaram o portfólio da Alcon para integrar o da própria Novartis. Além disso, o executivo-chefe Jeff George foi substituído por Mike Ball em 1º de fevereiro, e o principal executivo da farmacêutica, Joseph Jimenez, indicou que a recuperação dos negócios da divisão era esperada ainda para 2016. Anualmente, as vendas da Alcon, que eram de US$ 13 bilhões considerando-se medicamentos, somam cerca de US$ 7 bilhões (com a nova estrutura).