Saiba em 5 passos como otimizar a sua gestão de demandas através das equipes compartilhadas.

Estamos vivendo em uma era de transformações rápidas, onde a informação e o conhecimento são pontos chaves para o sucesso de uma organização, e a gestão de equipes se tornou uma das atividades mais importantes nas empresas, visto que os colaboradores são os elementos mais importantes para que os objetivos sejam alcançados e a organização tenha sucesso.

Como mencionamos em nosso outro artigo a gestão de equipes está sendo tão importante que muitas das grandes empresas estão dedicando uma parte do seu orçamento para a formação de líderes internos, que sejam capazes de manterem suas equipes engajadas e com capacidade de aumentar a produtividade coletiva ou individual.

Quando falamos em gestão de demanda, estamos falando de projetos, onde o processo é identificar, priorizar, executar e monitorar as iniciativas da organização. Levando isso para a questão de gestão de equipes compartilhadas temos a clara informação de que é preciso administrar as solicitações certificando-se de que a equipe esteja comprometida com suas obrigações. Além disso, é através desse controle que se garante a qualidade, eficiência, eficácia e otimização da gestão.

5 passos para otimizar e engajar suas equipes

1 – Planejamento

Para otimizar a sua equipe é preciso ter um bom planejamento desde a estratégia até a execução. Com todas essas informações definidas, alinhadas e bem aplicadas, é possível garantir uma alta produtividade e aumento nos resultados da organização.

2 – Metas individuais e coletivas

É impossível fazer uma gestão de equipe sem saber o que realmente está sendo produzido e o que não está. É preciso estabelecer objetivos e metas, assim toda a equipe ficará integrada e irão trabalhar em conjunto. Após definir as metas é hora de estipular os KPIs (indicadores de performance), assim você conseguirá mensurar a produtividade de cada um da equipe e saberá em qual etapa poderá otimizar o processo.

3 – Comunicação clara

Você com certeza já deve ter escutado a famosa frase do Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica” e sim, ele estava totalmente certo. Uma gestão de equipes sem uma comunicação clara e assertiva é garantia de uma equipe ineficiente. Não permita falhas na comunicação, pois isso resulta em perda de horas de trabalho e de recursos da organização. Para evitar, é preciso que o gestor busque soluções que melhorem a troca de informações e para te ajudar podemos recomendar uma das formas de se fazer isso – reuniões frequentes e objetivas onde todos possam falar.

4 – Oportunidade de crescimento

Todos querem ou esperam por oportunidades de crescimento na carreira, e um bom gestor deve motivar a sua equipe para que todos se sintam parte da organização, aumentando assim o comprometimento em suas tarefas. À medida que os profissionais percebem que estão sendo recompensados por seus esforços, acabam buscando melhorar seu desempenho e assim todos saem ganhando. Mas, lembre-se que a recompensa é baseada na avaliação de desempenho e feedbacks.

5 – Junto por um único objetivo

Quando se faz a gestão de uma equipe é normal que muitos acabem se desviando do objetivo principal da organização, tornando assim mais difícil a comunicação e execução do operacional. Por isso, o primeiro passo para se otimizar a gestão da equipe é garantir que todos conheçam e estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Você já executa alguns desses passos? Compartilhe conosco

Como a pharmexx pode te ajudar?

A pharmexx Brasil é especialista em disponibilizar equipes altamente qualificadas e de alto desempenho de propagandistas, vendedores, promotores, demorconsultores, equipes especialistas MSL, enfermeiras e nutricionistas para a indústria da Saúde e do Bem-estar. Há mais de 27 anos somos referência no mercado de prestação de serviços e reconhecidos pela alta qualidade e alta efetividade no segmento CSMO (Contract sales and marketing organization). Temos know how e expertise para desenvolver os projetos compartilhados independentes de qual seja sua necessidade, além de uma equipe altamente qualificada para trade, visitação médica ou no suporte a pacientes. Idealizamos, apoiamos, entregamos e monitoramos operações que viabilizam a execução das estratégias planejadas de maneira ágil, nos padrões das exigências de “compliance”, farmacovigilância e regulatório, personalizando as melhores soluções para alavancar e gerar demanda para os seus produtos ou serviços, tornando possível a redução dos custos e a otimização dos resultados em todo o Brasil