Como você deve estar acompanhando o mercado de healthcare tem passado por diversas transformações e muitas delas se tornaram divisores de águas para o setor.
E tudo isso aconteceu devido aos impactos causados pela pandemia da COVID-19. Logo, além dos desafios que já eram enfrentados pelo setor de healthcare, surgiram novos, que exigiram adaptações, atualizações e mudanças rápidas.
Nesse sentido, atualmente o mercado exige estratégias mais eficazes e assertivas principalmente para atrair compradores, aumentar as vendas e reter seus já clientes.
E, pensando nisso, trouxemos o conceito do Shopper Centricity e os desafios do mercado healthcare. Confira!
Shopper Centricity: O que é
De forma bem simples, shopper centricity é compreender como envolver e influenciar os consumidores ao longo de toda a sua jornada.
Embora, não seja uma tarefa fácil de se realizar, as marcas que conseguirem identificar e preencher as lacunas que faltam, podem arquitetar ações estratégicas que podem fazer a diferença na hora de encantar o seu cliente. Quer saber como? Acesse nosso artigo sobre – Shopper Centricity – Experiência do consumidor no Varejo Digital.
Importância do Shopper Centricity na estratégia de omnichannel
Garantir a satisfação do seu cliente é essencial para se ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo e não é à toa que muitas empresas estão investindo em shopper centricity nas suas estratégias de omnichannel, afinal de contas, centralizar todo o seu planejamento estratégico na experiência do cliente, aumentam as taxas de fidelização e por consequência melhores resultados para o seu negócio.
Falando dessa forma, pode até parecer um exagero focar todas as suas ações estratégicas para a necessidade ou opinião do cliente, não é mesmo? Porém, o mercado está cada vez mais exigente e quer que as empresas se adaptem o mais rápido possível, deixando os planejamentos iniciais de lado caso o consumidor mostrar uma direção diferente.
É importante lembrar que o consumidor deve ser o foco em todas as etapas da jornada de compra. Pois, basta uma experiência negativa para que ele repense a decisão de comprar o seu produto ou marca no futuro. De acordo com algumas pesquisas, 58% dos usuários não voltam após uma experiência de compra ruim.
Daí a importância de garantir que o cliente se sinta confortável e confiante a se relacionar com seu produto ou serviço – em todas as etapas – se antes o shopper centricity estava sendo um diferencial, hoje ele é praticamente uma obrigação para quem quer ter melhores resultados.
Quais os desafios do shopper centricity no mercado de healthcare?
Mesmo sendo fundamental para o sucesso do negócio focar no shopper, aplicar as estratégias voltadas para ele não é uma tarefa muito fácil. Afinal de contas, o maior desafio é entender ou antecipar os seus desejos e necessidades.
E podemos adiantar que a principal dificuldade que você terá é de fazer com que todos os setores foquem no shopper. Pois, não basta oferecer um bom produto, com maior qualidade ou preço, se o atendimento não deixar seu cliente satisfeito. Por isso, é preciso garantir que todos os componentes da engrenagem tenham essa consciência, só assim será possível garantir que cada etapa da experiência do cliente seja satisfatória e única.
Além disso, existem outras dificuldades em colocar em prática o planejamento voltado para a experiência do shopper, muitas empresas às vezes querem seguir por um caminho, seja ele por razões financeiras ou estratégicas, que pode acabar privilegiando apenas um lado, porém é preciso entender e se adaptar ao que o cliente está procurando, assim os resultados que seu negócio terá serão mais assertivos.
Não queremos dizer para você pensar em apenas um dos lados, mas sim pensar em uma estratégia que seja vantajosa para ambos, priorizando no planejamento o cliente. Afinal, o shopper centricity é algo pensado a longo prazo, pois seus resultados ficam mais claros após um período de fidelização e fortalecimento do relacionamento entre a marca e o cliente.
Quer entender de forma mais detalhada todo o ecossistema do varejo e o impacto digital nesse momento? Confira o Webinar – Shopper Centricity – Foco na Experiência do Shopper no Varejo Digital.
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