Todo negócio pretende prosperar. E como esperado, o canal farma teve um crescimento gigantesco durante a pandemia da COVID-19. Segundo dados da auditora americana do setor, mostram um total de R$ 190,1 bilhões em vendas em 2020 só no Brasil. Sendo que deste total, R$ 139,4 bilhões correspondem a vendas do varejo e R$ 50,7 bilhões às institucionais.
De acordo ainda com esses dados, o crescimento médio mensal do varejo farmacêutico em 2020 foi de 15,4% comparado ao mesmo período em 2019. Já em 2021 cresceu cerca de 10,3% e com a retomada da economia brasileira e global a previsão para 2022 é que o mercado farmacêutico cresça em torno de 10% no ano, segundo Fórum Expectativas 2022, da Sindusfarma.
Com todo esse crescimento vem a competitividade por uma fatia do mercado e nessas horas é preciso inovar e ficar atento às tendências globais do canal farma. Para te ajudar a entender melhor quais serão, trouxemos as 5 tendências globais aceleradas pela COVID-19 e irão fazer toda a diferença para conquistar o shopper.
Confira 5 tendências globais.
- Consumidor Omnichannel;
- Profissional de Saúde Digital;
- Farmácia em Transformação;
- Reinventando a Força de Vendas;
- Tecnologias aplicadas a vendas.
Seguindo este cenário de transformações muitas empresas do segmento estão desenvolvendo um PDV integrado onde os canais físico + digital são interligados, tornando a experiência do consumidor inesquecível. Entenda mais sobre a Era Figital em nosso artigo – Mundo Figital no mercado healthcare – Entenda essa nova realidade da transformação digital.
Antes de continuar queria te fazer uma pergunta: você está preparado para as transformações e tendências que estão acontecendo e que estão por vir? Se você não sabe como responder a essa pergunta ou tem dúvidas sobre, nós podemos te orientar, clica aqui.
Continuando, com o avanço da tecnologia, o foco no bem-estar das pessoas, a praticidade e principalmente a viabilidade dos serviços tiveram um grande crescimento e impacto nos últimos anos, e isso impôs a necessidade de inovação em várias práticas que hoje em dia não são mais efetivas, se tornando assim desafios para empresas que não se adaptaram ainda.
Seguindo ainda esses desafios, um em particular é fundamental para atingir o sucesso no canal farma, aprender a ser uma empresa de saúde, protegendo seus clientes e colaboradores. E sua empresa, está preparada para esses desafios?
Se você quer saber por onde começar a inovar, aumentar suas vendas no canal farma e superar alguns desses desafios, então veja os 7 passos básicos que preparamos para você.
1 – Esteja onde o seu cliente está
Tenha canais de comunicação com seus clientes. Hoje para se destacar é essencial manter uma boa comunicação e a maneira mais efetiva de fazer isso é estar onde ele está, seja nas redes sociais, aplicativos de conversa. Isso agrega valor ao relacionamento entre marca e consumidor, podendo aumentar as vendas.
2 – Fidelize seus clientes
Hoje em dia ser uma empresa que traz praticidade ao seu cliente é essencial para o sucesso de um negócio, afinal de contas, produtos farmacêuticos são itens que podem ser necessários em qualquer hora do dia e qualquer lugar. Então, oferecer entrega a domicílio é um meio de se destacar dos concorrentes, além de agregar valor a sua empresa e diversificar suas vendas.
3 – Tenha um mix de produtos
Diversificar seus produtos é fundamental para ter um bom desempenho nas vendas, principalmente porque a maneira como os produtos são expostos, distribuídos no PDV fazem toda a diferença e pode interferir na compra do consumidor. Por isso, coloquei categorias similares lado a lado: shampoo e condicionador, por exemplo.
4 – Treine seus colaboradores
Para se ter um bom desempenho é preciso pensar nos seus primeiros clientes que são seus colaboradores, eles são vendedores da sua marca, então é fundamental ter uma equipe bem treinada e orientada. Lembra quando mencionamos que para se ter sucesso é preciso ser uma empresa de saúde, proteger seus clientes e colaboradores? Então, além de dar todo o suporte é preciso capacitar eles para que seu negócio tenha destaque em seu segmento.
5 – Tenha parceiros de negócios
Ter parcerias é uma boa estratégia para potencializar suas vendas. Pode ser um representante comercial que realiza visitas aos médicos, assim ele pode fazer uma parceria com o profissional de saúde pedindo para ele indicar os seus produtos ou serviços aos pacientes dele, caso eles precisem. Assim a marca se torna mais conhecida e ganha cada vez mais clientes.
6 – Divulgue seus produtos e serviços
Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado. A divulgação é a alma do negócio de sucesso. Realizar ações de marketing deixou de ser um diferencial e se tornou obrigatório para se conseguir aumentar as vendas. Afinal, como seus potenciais clientes vão comprar seus produtos se não conhecem sua marca? Por isso, é fundamental colocar em prática algumas estratégias de comunicação com os clientes.
7 – Mantenha o relacionamento com seus clientes
Tenha sempre em mente que conquistar um cliente é mais trabalhoso do que manter ele. Por isso, ofereça programas de fidelidade, pode ser descontos após 5 compras, pontuações ou até mesmo promoções exclusivas para clientes que são ativos. Essas são algumas maneiras de como se diferenciar dos seus concorrentes e demonstrar que você se importa com o bem-estar dos seus clientes, lembra: proteger seus clientes.
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