Com sete unidades, Pharmexx Brasil apoia o setor na viabilização comercial de novos medicamentos e até na qualificação de mão de obra
Um verdadeiro braço operacional da indústria farmacêutica na gestão de ações de vendas e marketing. Assim pode ser definida a atuação da Pharmexx Brasil desde que a consultoria foi fundada, em 1993. Reconhecida originalmente pela excelência nas ações de visitação médica, a empresa ganhou peso ao ser incorporada pelo grupo britânico UDG Ashfield, em 2012. Como resultado, estendeu o escopo de atuação e passou a apoiar o setor em programas de suporte ao paciente e até no preenchimento de vagas de emprego. Atualmente, mantém sete unidades de negócios independentes.
Visitação Médica – A Pharmexx mantém em visitação a consultórios um total de 114 promotores ativos, focados na apresentação de lançamentos à classe médica. Essa divisão, que responde por 37% do faturamento da empresa, alcança também canais alternativos de vendas e formadores de opinião, nutricionistas, enfermeiras, fisioterapeutas e dentistas, entre outros profissionais da saúde.
Ações de Trade – O varejo farmacêutico assumiu papel de destaque na estratégia da empresa e já totaliza 47% do volume de negócios. Atualmente, mais de 200 propagandistas, consultores e vendedores mantêm atuação ostensiva no ponto de venda. O objetivo é integrar a indústria com as redes de drogarias e farmácias independentes, de modo a impulsionar as vendas por meio de ações de merchandising, capacitação de balconistas, redução dos índices de ruptura e da melhoria do gerenciamento de categorias.
Multicanal – Atenta às tendências do universo digital, a Pharmexx investe em programas de relacionamento remoto com a classe médica, conduzidos por uma equipe de call center exclusiva e capacitada para obedecer a todos os protocolos técnicos e éticos da atividade. Indicadores da área apontam uma adesão de 93% a novos medicamentos a partir do primeiro contato com o médico.
Suporte ao Paciente – O trabalho dessa divisão consiste em apoiar a indústria na comunicação com pacientes quanto ao acesso a novos medicamentos, amparada na produção e difusão de materiais informativos e ações presenciais.
Medical Affairs – O contato com a área médica pode requerer estratégias diferenciadas e a intervenção de um promotor mais especializado, capaz de somar à força de vendas uma bagagem acadêmica e científica. Essa operação aplica-se principalmente a tratamentos oncológicos ou de doenças raras, ou a casos associados à complexidade na administração de doses.
Vacancy – O estreito relacionamento com a indústria e a excelência na formação de equipes incentivaram a criação do departamento, destinado a absorver demandas para o preenchimento temporário de vagas em todo o Brasil. Mais de 20 mil currículos compõem o banco de talentos da Pharmexx, utilizados frequentemente para cobrir o turnover de profissionais e casos de afastamento por motivos de saúde ou licença-maternidade.
Serviços de efetividade – Soluções para o recrutamento e seleção de equipes promocionais não nascem da noite para o dia. Para isto, a Pharmexx reúne um mailing de 15 mil profissionais que militam nessa função. A triagem, balizada por competências técnicas e comportamentais, dinamiza a gestão de recursos humanos dos clientes e minimiza eventuais transtornos na operação de vendas.