Você já vivenciou alguma situação na qual determinada estratégia se tornou relevante gerando um aumento de buscas por esse termo na internet? Este cenário pode parecer familiar e realmente é!
Quando isso acontece as empresas direcionam seus esforços para realizar a implementação, acreditando ser a melhor alternativa para melhorar os resultados
Neste artigo vamos falar sobre a estratégia que tem se valorizado cada vez mais no mundo digital e te ensinar como potencializar a geração de demanda no canal farma.
O que é Data Analytics?
Como organizar e analisar os dados que são gerados diariamente para o seu modelo de negócio?
Independente do setor de atuação, esse é um dos principais desafios que as empresas enfrentam hoje em dia.
De fato, sabemos que o Data Analytics é uma estratégia de análise que permite estudar o comportamento do consumidor, observar tendências do mercado e dar conta do grande número de feedbacks, métricas e pesquisas de satisfação.
Ou seja, o Data Analytics é uma estratégia que tem um papel fundamental na gestão organizacional, afinal, surgiu para suprir essa necessidade de analisar os dados gerados cada vez mais rápidos.
O Data Analytics é extremamente importante porque quando existe uma análise de dados e cruzamento dessas informações, é mais prático, rápido e seguro definir qual caminho seguir.
Dessa forma a organização estará melhor informada e capacitada para tomar decisões, além de ter mais visibilidade no mercado e otimizar seus resultados.
A importância das análises de dados
Quando falamos sobre o mercado de healthcare, sabemos que a área da saúde tem diversas oportunidades para análise de dados.
Impulsionado pela pandemia, esse mercado começou a entender que essa estratégia é beneficial e faz com que a inovação esteja presente em diversos processos, desde o atendimento até a prevenção de doenças e desenvolvimento de tratamentos.
Com a análise de informações e coleta a partir dos dados gerados pelos pacientes, é mais fácil reduzir as deficiências operacionais e proporcionar um atendimento satisfatório, oferecendo serviços cada vez mais eficazes.
Sabemos que na indústria farmacêutica muitas estratégias são usadas para aumentar a geração de demanda no canal farma, como exemplo temos a visitação médica.
Você conseguiu entender qual é a função da análise de dados? Agora descubra como ela pode te ajudar a expandir seu negócio.
Por trás de todos esses dados existem informações relevantes sobre seu público alvo, permitindo que você explore e identifique as necessidades do consumidor e quais pontos precisam de melhoria.
Algumas vantagens do Data Analytics
- Análise da concorrência;
- Desenvolvimento de ações com base na coleta de dados;
- Mais precisão nas tomadas de decisão;
- Previsão de Faturamento;
- Entre outros.
3 dicas para potencializar a geração de demanda no canal farma
A estratégia entre canal farma e prescritor deve ser pensada de uma forma em que uma gere demanda para outra.
1.Inove seus canais de comunicação
Não é novidade que investir em canais de comunicação como, por exemplo, um portal de atendimento pode impulsionar sua estratégia de visitação.
Isso porque a demanda médica digital traz maior flexibilidade comparada aos modelos tradicionais de visitação.
2.Otimize seu PDV
A comunicação por elementos visuais como fotografias, imagens, símbolos e elementos gráficos pode ser o diferencial para manter um bom relacionamento entre consumidor e empresa.
Essa estratégia permite atrair e manter o cliente mais tempo na sua base, aumentando as chances de conversão e gerando demanda para que um especialista possa ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
3.Implemente o gerenciamento por categoria
Essa é uma ferramenta desenvolvida para apoiar na tomada de decisão.
Assim é possível avaliar, definir as principais estratégias no plano de negócio, otimizar os investimentos tanto em publicidade quanto estoque, melhoria do atendimento e relacionamento com os clientes e modelo operacional.
Além disso, os dados podem ajudar a identificar os parceiros que precisam de ajuda em pontos específicos da jornada.
Caso você queira entender de forma mais detalhada potencializando a geração de demanda no canal farma, confira o Webinar – Como transformar dados em ativos estratégicos!
Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos consultores
Se você gostou do artigo compartilhe nas redes sociais e até a próxima!